Origem do Dia Mundial da Qualidade

O Dia Mundial da Qualidade é uma data que foi instituída em 1990 pela ONU e comemora-se atualmente na segunda quinta-feira de novembro.

A data é promovida pelo CQI (Chartered Quality Institute) e tem como objetivo destacar a importância da qualidade na produtividade e na competitividade das organizações, assim como para a prosperidade dos indivíduos e dos países.

Em Portugal, o IPQ – Instituto Português de Qualidade é responsável pela gestão do Sistema Português de Qualidade (SPQ).

Neste dia, as organizações públicas, privadas e da economia social são incentivadas a engajar ainda mais os seus colaboradores na promoção da qualidade. É uma oportunidade para se falar em qualidade e de se encontrar novas formas de a promover.

Sugestões de Atividades para o Dia Mundial da Qualidade

Esta é uma boa data para implementar diversas atividades na sua organização, tais como:

  • realizar uma reunião para discutir e implementar um novo sistema de qualidade;
  • organizar palestras ou workshops de qualidade envolvendo colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros estratégicos;
  • dar exemplos de melhorias de qualidade existentes nas empresas;
  • mostrar vídeos para explicar a qualidade desejada;
  • fazer uma sessão de grupo para melhorar a comunicação e a relação entre os colaboradores;
  • publicar fotos nas redes sociais das comemorações e das ações em prol da qualidade.