A Origem do Dia de Santo António

O Dia de Santo António é celebrado no dia 13 de junho, data da sua morte.

Por que Santo António é um santo popular?

Santo António nasceu em Lisboa. Sua popularidade é tão grande na terra onde nasceu que muitas pessoas pensam que ele seja o padroeiro da cidade. Mas, na verdade, o padroeiro de Lisboa é São Vicente.

Santo António é conhecido como o “santo casamenteiro”, a quem os jovens costumam pedir ajuda para arranjar namorada(o) e/ou para casar.

Este santo também é conhecido como o santo dos pobres e o santo das coisas e das causas perdidas. Sempre que se perde algo, pode-se rezar a Santo António em auxílio, para este ajudar a encontrar a coisa perdida.

As crianças podem dar uma esmolinha ao Santo António e pedir proteção e saúde.

Santo António nasceu a 15 de agosto de 1195, em Lisboa, e faleceu a 13 de junho de 1231, em Pádua. Foi assim escolhido o dia 13 para a sua celebração.

Tradições de Santo António

Neste dia é feriado municipal em Lisboa. As festividades da cidade são marcadas pelas marchas populares e pelos casamentos de Santo António (no dia 12 de junho), com a celebração de vários casamentos em conjunto e com os arraiais nos bairros da cidade.

Os lisboetas têm por hábito festejar o Santo António nas ruas da cidade, enfeitando as casas e os bairros históricos com cores coloridas e colocando manjericos nas janelas. O Santo António faz parte das celebrações das Festas de Lisboa, que costumam realizar-se todos os anos em junho.

A tradição manda que no dia de Santo António os foliões comam sardinhas assadas, caldo verde, pimento assado e broa.

Ao utilizar este site concorda com a nossa política de privacidade e cookies que utilizamos no nosso website.